quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Documentário "Improvisation" ganha teaser.


O teaser já mostra a mistura de suportes que estamos trabalhando na edição. Além do material que registramos durante a oficina, temos dezenas de gravações dos próprios alunos, em suas improvisações pelo Guamá. De "Mortal Combat" à "Rota Cidadã". Divirtam-se com esta pequena amostra.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Começa a edição do improviso.


Começamos a decupagem do que foi gravado no Guamá. Pela primeira vez, vamos usar imagens de arquivo de celular e câmera digital! O resultado vai ter muitas texturas, estilos, depoimentos espontâneos, performances. Exatamente o que encontramos em sala de aula. A expectativa é que o filme seja um reflexo do tipo de audiovisual que o Oficina em Foco encontrou no Guamá.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Produção de vídeos na periferia.




O tema do projeto Oficina em Foco no Guamá é a improvisação em vídeos caseiros. Entre os alunos, muitos produzem e publicam seus vídeos na internet, sempre com humor e irreverência. Abraçamos essa vibe e encaramos o desafio. O resultado vai ser um documentário pra lá de improvisado, com a mesma atitude do que é produzido na periferia. Muitos talentos e estilos em foco.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oficina em Foco: Cine Periferia Itinerante.











O Oficina em Foco vai novamente à periferia de Belém, agora com um novo parceiro, o Cine Periferia Itinerante. Vamos abordar o modo de vida, biografias, esportes, produção cultural e quaisquer outros temas que se revelarem importantes durante as aulas. Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de registrar o cotidiano de sua comunidade, a partir de seu próprio ponto de vista.


Esta parceria é muito interessante. A proposta do projeto Oficina em Foco é democratizar o acesso à produção audiovisual através de oficinas práticas de realização. O Cine Periferia Itinerante leva o cinema a espaços periféricos e promove reflexões sobre os filmes de uma perspectiva ideológica, racional e de condição social. Assim, oficina e exibição se complementam, em uma simbiose natural, onde agentes sociais da periferia produzem, assistem e refletem sobre seus próprios filmes, em seus próprios espaços.


O Cine Periferia Itinerante é uma realização da ONG Crias do Futuro, patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves. Visite o blog clicando na imagem acima.


A princípio, serão quatro oficinas, uma em cada bairro. A primeira é no Guamá e começa dia 28, segunda, às 14h.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Minhas Visões Periféricas.




Como já divulguei nas redes sociais, participei com dois filmes no Festival Visões Periféricas, que rolou em outubro, no Rio de Janeiro. Faltava fazer o update aqui no blog.

O Tocas do Reggae foi recebido com carinho na mostra Visorama, cujo foco são filmes realizados em oficinas. Aliás, esta é uma iniciativa que tem que ser “pirateada”: os festivais devem investir em mostras específicas de filmes “oficineiros”. A produção cresce em qualidade e quantidade.

A turma que participou do Visões é muito jovem. Alguns fizeram sua estréia, outros já têm uma estrada. De uma forma ou de outra, a maioria dos realizadores foi muito acessível. Trocamos idéias. Fizemos amizades. Bolamos futuros projetos e prováveis parcerias. Muito diferente de outros festivais que já participei.

As mostras rolaram principalmente em Ipanema, no espaço Oi Futuro. Mas também subimos o morro do Cantagalo para exibições. Espero que, nas próximas edições, o festival intensifique sua presença na periferia carioca.

Meu filme experimental Rodas da Fortuna, gravado com celular e uma camerazinha digital, ganhou a votação on-line da mostra tudojuntoemisturado. Levei um tablet maneiro! Mas fica a sugestão: o festival bem que podia dar também um trofeuzinho ou mesmo um certificado pros filmes das mostras virtuais. Pra gente ter uma coisa pra pendurar na parede ou algo assim. Já pensou se meu tablet quebra?

O balanço foi muito positivo e o Visões Periféricas deixou saudades. Vai ser legal se, daqui um tempo, pessoas que se conheceram no festival realizem trabalhos coletivos e voltem pra contar suas histórias. Espero estar entre elas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rodas da Fortuna é outro filme no Visões Periféricas 2011.


Outro filme escolhido para o Festival Visões Periféricas foi Rodas da Fortuna, mais uma produção em parceria com Alan Guimarães, da Fábrica de Imagens.

Realizado com uma câmera digital e celular, o filme mostra uma criança sai de casa para brincar de bicicleta. O mundo gira, ciclos se sucedem, o tempo passa e o menino se torna um
homem completamente transformado
pelas reviravoltas da vida.

Experimental na forma e no conteúdo, esta produção é uma prova de que, pra fazer, basta chamar uns amigos e meter a cara.

Agradeço a todos que acreditaram nessa experiência e me deram uma força pra realizá-la.

O filme está na mostra competitiva on-line tudojuntomisturado. Vamos votar, galera!

http://www.visoesperifericas.org.br/2011/mostra/tudojuntoemisturado.html

Tocas do Reggae no Visões Periféricas 2011.












Através do registro de lugares e personagens, Tocas do Reggae busca as raízes deste estilo de música em Belém. O filme está na mostra Visorama do Festival Visões Periféricas 2011, cuja curadoria é focada em vídeos realizados nas periferias.

Tocas do Reggae foi realizado com recursos do edital Idéias Criativas 2010 - Dia Nacional da Consciência Negra, da Fundação Palmares / MinC. Uma produção minha e de Alan Guimarães, da Fábrica de Imagens.

Agradecimentos especiais a Rás Margalho e Edson Catendê, grandes personagens que compartilharam suas experiências sobre o reggae paraense; à banda Yemanjah, que gentilmente cedeu suas músicas para compor a trilha sonora; e aos nossos queridos alunos, a espinha dorsal do Oficina em Foco. Sem eles, o projeto não teria sido realizado.

Essa indicação é uma vitória de todos nós. Vamos fazer torcida pra fazer bonito na competição.

Serviço: Festival Visões Periféricas 5ª Edição. De 19 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Entrega de certificados e exibição dos docs na praça de São João da Ponta.












































Foi um evento muito legal, com a presença dos alunos, seus amigos, famílias e várias outras pessoas da cidade, que compareceram para ver sua realidade retratada em vídeo. Muito bom ver o Oficina em Foco mobilizando a comunidade. Obrigado a todos de São João da Ponta. A equipe do projeto espera retornar em breve.

domingo, 17 de julho de 2011

Doc em São João da Ponta registra o nascimento de uma música.






Jovens adolescentes compõem uma música baseada no tema "rio". Um dos melhores documentários do projeto Oficina em Foco, sem sombra de dúvidas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tema do próximo doc são os jovens talentos de São João da Ponta.






A cidade é cheia de música, e isso fica evidente na quantidade de jovens músicos e compositores. Na foto, a clarinetista Regiane, o cantor e compositor Daniel e a cantora Adriana. Todos adolescentes.

sábado, 9 de julho de 2011

Ação no rio!




A equipe encarou o rio em duas canoas para registrar imagens do primeiro documentário. Sensação maravilhosa.

Preservação do meio ambiente é tema do primeiro doc em São João da Ponta.



Os alunos são antenados em questões ambientais e escolheram falar sobre a poluição no rio e desmatamento. Tema muito pertinente a todos os paraenses.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Oficina em Foco no interior.




As oficinas serão realizadas em São João da Ponta, município da região do Salgado. O tema é OLHAR RIBEIRINHO. Os alunos vão roteirizar, dirigir e produzir filmes sobre a influência e importância do rio em suas vidas, seja como fonte de sustento, meio de trabalho, ou até mesmo na inspiração de sua arte.
O projeto foi contemplado pelo Edital Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal, do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, e da Fundação Nacional de Artes. Além disso, essa edição conta com o apoio da prefeitura Municipal de São João da Ponta e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Serviço:

OFICINA EM FOCO: OLHAR RIBEIRINHO

Oficinas de realização audiovisual gratuitas.

Período: 04 a 15/07.

Horário: a partir de 9h.

Público-alvo: jovens acima de 16 anos.

Onde:

Município de São João da Ponta.

Escola Profª Antônia Rosa, em frente à pça São João Batista.